domingo, 26 de agosto de 2007

Kawasaki Vulcan® 2000




A motocicleta Kawasaki Vulcan® 2000 representa uma descoberta única para o mundo das cruisers, já que esta grande Kawasaki literalmente redefine o gênero cruiser. E não somente por estar equipada com o maior motor OEM de dois cilindros em V do mercado. Em cada detalhe, a Vulcan 2000 ostenta uma melhor qualidade artesanal e de design, oferecendo tecnologia e estilo, sem equivalente na concorrência.

Com uma enorme cilindrada de 2.053 centímetros cúbicos, o motor de dois cilindros em V da Vulcan 2000, é o primeiro numa motocicleta de linha de produção de um diâmetro interno de 103mm. De acordo com Tom Orbe, vice-presidente de marketing da Kawasaki Motors Corp., U.S.A., "Acelerará mais forte em qualquer uma das cinco marchas do que qualquer cruiser de dois cilindros em V existente no mercado."

"E também foi elaborada para ter melhor aparência do que qualquer outra cruiser. As pessoas simplesmente ficarão atônitas ao verem a nova Kawasaki Vulcan," Orbe acrescentou.

Os detalhes no acabamento, que colocam a Vulcan 2000 na frente do design de cruisers, inclui um potente farol tipo projetor, de quatro lâmpadas, num alojamento cromado da Nacelle – o primeiro para uma cruiser de linha de produção. Em adição ao seu estilo alto padrão, está o painel de instrumentos cromado com seu velocímetro de face grande, montado num amplo tanque de combustível de 5,5 galões, o painel em forma de V mantém ao piloto informado com uma tela LCD e lâmpadas indicadoras. O assento tipo balde com assento de passageiro com trava, complementa a silhueta longa e curva da Vulcan 2000, e oferece conforto para viagens longas.

A potência para esta elegante cruiser, vem de um enorme motor de dois cilindros em V que inclui um diâmetro por curso de 103 x 123.2mm, pistões forjados, varas de conexão de aço de liga, grande volante de 220mm, dois cames localizados na caixa de motor de peça única e varas de conexão do lado direito operando quatro válvulas por cilindro. Notavelmente, os engenheiros da Kawasaki escolheram um design de vara de conexão, visando reduzir a altura do motor, o que contribui de forma direta ao baixo centro de gravidade e baixa altura do assento da Vulcan 2000. Além disto, os reguladores de controle de válvula hidráulica mantêm automaticamente uma distância zero de válvula para uma operação mais suave e silenciosa.

Os aficionados das cruisers apreciarão o clássico som dos dois cilindros em V da Vulcan 2000, graças em parte, ao eixo de manivelas de pino único, enquanto dois balanços e a montagem sobre borracha do motor mantêm um funcionamento suave.

Para fornecer uma rápida resposta de acelerador em qualquer rotação, a unidade eletrônica de controle (UEC) do motor da Vulcan 2000, gerencia a injeção eletrônica de combustível com seus dois corpos de acelerador de 46mm e válvulas de sub-acelerador, assim como o sistema de ignição de vela de irídio. As válvulas de sub-acelerador fornecem à Vulcan 2000 uma banda de potência suave e linear, enquanto os finos injetores atomizantes do altamente sofisticado sistema de injeção de combustível fornecem uma mistura ultra fina de combustível/ar aos cilindros, para maior eficiência de combustão, maior potência e máxima economia de combustível.

A quarta parte superior do motor de dois cilindros em V tem arrefecimento líquido, e as temperaturas, para as três quartas partes inferiores do motor, são gerenciadas por elegantes aletas de alta capacidade de arrefecimento. Adicionalmente, o motor e câmbio incluem bomba de óleo e água incorporadas, com o câmbio também servindo como tanque de combustível.

O filtro de ar do sistema de injeção de combustível está localizado entre os cilindros, os quais apresentam um acabamento preto fosco, e as aletas polidas ostentam um brilho metálico. Dois escapamentos emitem um característico rugido de motor de dois cilindros em V, e incluem catalisadores de colméia, para reduzir as emissões.

Uma corrente de transmissão Hyvo, transfere torque do grande motor de dois cilindros em V para a caixa de câmbio de cinco marchas, onde está alojada a embreagem multi-disco. Para beneficiar-se completamente da avançada eletrônica da Vulcan 2000, um sensor de posição de marcha no câmbio envia sinais à UEC, melhorando ainda mais o volume de injeção de combustível e os tempos de ignição, e consequentemente aumentando o desempenho. A potência final para a roda traseira é proporcionada por uma transmissão por correia de operação suave, silenciosa e de baixa manutenção.

O motor de dois cilindros em V é utilizado como membro do chassi de berço duplo e aço da Vulcan 2000, que inclui uma infra-estrutura de grande diâmetro, box-section de tubo único. Fixado ao chassi, tem uma simples porém elegante suspensão traseira de braço de balanço de tubo de aço com um amortecedor único de ação direta. A suspensão traseira fornece um deslocamento de 3,9 polegadas, e inclui ajuste de pré-carga e recuo de mola. Na frente, grandes garfos de 49mm, fornecem um retorno de direção preciso e um deslocamento de 5,9 polegadas.

A Vulcan 2000 possui rodas brilhantes de 16 polegadas de alumínio fundido, com um pneu radial frontal de 150/80, e um enorme pneu radial traseiro de 200/60 – o maior pneu radial existente numa cruiser de motor de dois cilindros em V de produção em linha. Os dois freios a disco dianteiros de 300mm, com pinças de quatro pistões e um único freio a disco traseiro, com pinça de dois pistões, proporcionam freadas suaves e potentes para esta grande cruiser.

Motor: Quatro tempos, 2 cilindros em V, cames duplos, 8 válvulas.
Cilindrada: 2.053cc.
Diâmetro x Curso: 103 x 123,2mm.
Relação de Compressão: 9,5:1.
Arrefecimento: Líquido., mais aletas de resfriamento.
Indução: Injeção eletrônica de combustível, corpos de acelerador de 46mm.
Ignição: Digital.
Câmbio: Cinco marchas.
Chassi: Berço duplo de aço com infra-estrutura box-section de tubo único.
Inclinação / trilha: 32° / 7,2 pol.
Tipo de suspensão dianteira: Garfo telescópico de 49mm.
Tipo de suspensão traseira: Braço de balanço de tubo de aço com um amortecedor único de ação direta.
Ajustes de suspensão traseira: Pré-carga de mola totalmente regulável, amortecimento de recuo de oito vias.
Deslocamento da roda dianteira: 5,9 pol.
Deslocamento da roda traseira: 3,9 pol.
Pneu dianteiro: 150/80R16.
Pneu traseiro: 200/60R16.
Freios, dianteiro / traseiro: Duplo disco de 300mm com pinças de quatro pistões / disco de 320mm com pinça de dois pistões.
Comprimento / largura / altura total: TBA.
Distância do chão: TBA.
Altura do assento: 27.2 pol.
Peso seco: TBA.
Tanque de combustível: 5,5 gal.
Distância entre eixos: TBA.

Kawasaki ZX-12R



A Kawasaki, com certeza, sempre rompe os limites que surgem na categoria das esportivas de classe aberta. Máquinas fabulosas, como a H1, Z1 e NINJA® ZX- 11, são freqüentemente imitadas, mas nunca duplicadas. A motocicleta NINJA® ZX-12R de 2003, uma lenda em vida, é o topo de linha das esportivas de classe aberta da Kawasaki. O potente motor orientado para o desempenho e o chassi de rápida maneabilidade e ultra-responsivo da ZX-12R podem ser amigáveis ao usuário, mas não na competição.

O motor de 1199 cc, 4 tempos, 16 válvulas ligadas em série, DOHC, produz grande potência em cavalo-vapor, em toda a faixa de rotação. Não é surpresa que o mesmo projeto de motor de alto desempenho seja encontrado nos modelos líderes da classe, a NINJA® ZX-9R e ZX-7R . A distribuição gradativa da potência e a rápida aceleração são características que tiram a ZX-12R dos buracos e a colocam na estrada de forma rápida e suave.

O duto de ram air não apenas melhora a aerodinâmica geral da moto, como também proporciona um visual ímpar e a sua moderna frente permite uma grande área de entrada de ar. A nervura interna dos dutos melhora o efeito da pressão do ar nas laterais e separa os ventos cortantes das brisas cruzadas. Entretanto, as silenciosas ventoinhas do duplo radiador mantêm a ZX-12R resfriada em baixa temperatura.

Para uma troca mais precisa e suave, o câmbio de seis marchas da ZX-12R incorpora pequenas folgas entre os dentes das engrenagens, enquanto um amortecedor ajuda a reduzir o jogo da linha de transmissão. A durabilidade da embreagem é auxiliada por furos colocados no tirante e dentro do seu próprio eixo. Os furos ajudam a aumentar o fluxo de óleo e contribuem para que a embreagem responda com facilidade.

O motor de alta compressão da ZX-12R faz com que ocorra a mistura de combustível no sistema de injeção eletrônica da Nippondenso. No interior do corpo da válvula reguladora de pressão de 46 mm, as pontas dos injetores possuem quatro furos para injetar o combustível diretamente nas válvulas de entrada. Os sensores eletrônicos alimentam continuamente o sistema, resultando em uma resposta excepcional da válvula e um alto rendimento em todas as marchas do motor.

As bobinas compactas de ignição do tipo haste geram uma corrente elétrica para inflamar os plugues de platina de longa duração e duplo eletrodo. Os gases de combustão são expelidos através do sistema de exaustão quatro em dois em um que comporta um silencioso leve, totalmente em titânio, e tubos de cabeça em aço inoxidável.

A ZX-12R é alojada em uma armação monocoque de alumínio, com cabeça de direção fundida e soldada em placas prensadas e, em seguida, soldada a uma seção intermediária fundida, que incorpora um alojamento de baterias como um membro tensionado. A leveza da direção e a sensação de estabilidade da ZX-12R são decorrentes do ângulo de grande inclinação da cabeça de direção.

Um garfo tipo cartucho invertido de 43 mm, com pré-carga ajustável, um amortecedor de compressão e de recuo também contribuem para as formidáveis características de viragem da ZX-12R . A capacidade de ajuste do garfo é decorrente do regulador de amortecimento contínuo, que incorpora uma válvula de verificação para melhorar o desempenho do amortecedor.

A suspensão traseira UNI-TRAK® patenteada pela Kawasaki usa um sistema articulado para aumentar progressivamente o amortecimento e a relação da mola à medida que a suspensão é comprimida. O centro rotacional do braço de balanço está posicionado em um ponto baixo, permitindo que a ZX-12R controle as condições adversas da estrada ou da pista. Como o garfo, o choque usa o regulador sem etapas intermediárias, para propiciar um desempenho preciso do amortecedor.

Os dois terminais da ZX-12R utilizam rodas de 17 polegadas com três raios hexagonais. O aro traseiro de 6 polegadas de largura é revestido com um pneu ultra largo de 200 / 50, de excelente tração - uma necessidade para uma moto tão poderosa quanto a ZX-12R. A frenagem é obtida por dois freios a disco dianteiros com diâmetro de 320 mm, fixados por calibradores de seis pistões opostos, enquanto um disco simples, de baixo peso, de 230 mm é fixado por um calibrador de pistão oposto na parte traseira.


A Kawasaki, com certeza, sempre rompe os limites que surgem na categoria das esportivas de classe aberta. Máquinas fabulosas, como a H1, Z1 e NINJA® ZX- 11, são freqüentemente imitadas, mas nunca duplicadas. A motocicleta NINJA® ZX-12R de 2003, uma lenda em vida, é o topo de linha das esportivas de classe aberta da Kawasaki. O potente motor orientado para o desempenho e o chassi de rápida maneabilidade e ultra-responsivo da ZX-12R podem ser amigáveis ao usuário, mas não na competição.

O motor de 1199 cc, 4 tempos, 16 válvulas ligadas em série, DOHC, produz grande potência em cavalo-vapor, em toda a faixa de rotação. Não é surpresa que o mesmo projeto de motor de alto desempenho seja encontrado nos modelos líderes da classe, a NINJA® ZX-9R e ZX-7R . A distribuição gradativa da potência e a rápida aceleração são características que tiram a ZX-12R dos buracos e a colocam na estrada de forma rápida e suave.

O duto de ram air não apenas melhora a aerodinâmica geral da moto, como também proporciona um visual ímpar e a sua moderna frente permite uma grande área de entrada de ar. A nervura interna dos dutos melhora o efeito da pressão do ar nas laterais e separa os ventos cortantes das brisas cruzadas. Entretanto, as silenciosas ventoinhas do duplo radiador mantêm a ZX-12R resfriada em baixa temperatura.

Para uma troca mais precisa e suave, o câmbio de seis marchas da ZX-12R incorpora pequenas folgas entre os dentes das engrenagens, enquanto um amortecedor ajuda a reduzir o jogo da linha de transmissão. A durabilidade da embreagem é auxiliada por furos colocados no tirante e dentro do seu próprio eixo. Os furos ajudam a aumentar o fluxo de óleo e contribuem para que a embreagem responda com facilidade.

O motor de alta compressão da ZX-12R faz com que ocorra a mistura de combustível no sistema de injeção eletrônica da Nippondenso. No interior do corpo da válvula reguladora de pressão de 46 mm, as pontas dos injetores possuem quatro furos para injetar o combustível diretamente nas válvulas de entrada. Os sensores eletrônicos alimentam continuamente o sistema, resultando em uma resposta excepcional da válvula e um alto rendimento em todas as marchas do motor.

As bobinas compactas de ignição do tipo haste geram uma corrente elétrica para inflamar os plugues de platina de longa duração e duplo eletrodo. Os gases de combustão são expelidos através do sistema de exaustão quatro em dois em um que comporta um silencioso leve, totalmente em titânio, e tubos de cabeça em aço inoxidável.

A ZX-12R é alojada em uma armação monocoque de alumínio, com cabeça de direção fundida e soldada em placas prensadas e, em seguida, soldada a uma seção intermediária fundida, que incorpora um alojamento de baterias como um membro tensionado. A leveza da direção e a sensação de estabilidade da ZX-12R são decorrentes do ângulo de grande inclinação da cabeça de direção.

Um garfo tipo cartucho invertido de 43 mm, com pré-carga ajustável, um amortecedor de compressão e de recuo também contribuem para as formidáveis características de viragem da ZX-12R . A capacidade de ajuste do garfo é decorrente do regulador de amortecimento contínuo, que incorpora uma válvula de verificação para melhorar o desempenho do amortecedor.

A suspensão traseira UNI-TRAK® patenteada pela Kawasaki usa um sistema articulado para aumentar progressivamente o amortecimento e a relação da mola à medida que a suspensão é comprimida. O centro rotacional do braço de balanço está posicionado em um ponto baixo, permitindo que a ZX-12R controle as condições adversas da estrada ou da pista. Como o garfo, o choque usa o regulador sem etapas intermediárias, para propiciar um desempenho preciso do amortecedor.

Os dois terminais da ZX-12R utilizam rodas de 17 polegadas com três raios hexagonais. O aro traseiro de 6 polegadas de largura é revestido com um pneu ultra largo de 200 / 50, de excelente tração - uma necessidade para uma moto tão poderosa quanto a ZX-12R. A frenagem é obtida por dois freios a disco dianteiros com diâmetro de 320 mm, fixados por calibradores de seis pistões opostos, enquanto um disco simples, de baixo peso, de 230 mm é fixado por um calibrador de pistão oposto na parte traseira.

Motos Custom