

A Kawasaki, com certeza, sempre rompe os limites que surgem na categoria das esportivas de classe aberta. Máquinas fabulosas, como a H1, Z1 e NINJA® ZX- 11, são freqüentemente imitadas, mas nunca duplicadas. A motocicleta NINJA® ZX-12R de 2003, uma lenda em vida, é o topo de linha das esportivas de classe aberta da Kawasaki. O potente motor orientado para o desempenho e o chassi de rápida maneabilidade e ultra-responsivo da ZX-12R podem ser amigáveis ao usuário, mas não na competição.
O motor de 1199 cc, 4 tempos, 16 válvulas ligadas em série, DOHC, produz grande potência em cavalo-vapor, em toda a faixa de rotação. Não é surpresa que o mesmo projeto de motor de alto desempenho seja encontrado nos modelos líderes da classe, a NINJA® ZX-9R e ZX-7R . A distribuição gradativa da potência e a rápida aceleração são características que tiram a ZX-12R dos buracos e a colocam na estrada de forma rápida e suave.
O duto de ram air não apenas melhora a aerodinâmica geral da moto, como também proporciona um visual ímpar e a sua moderna frente permite uma grande área de entrada de ar. A nervura interna dos dutos melhora o efeito da pressão do ar nas laterais e separa os ventos cortantes das brisas cruzadas. Entretanto, as silenciosas ventoinhas do duplo radiador mantêm a ZX-12R resfriada em baixa temperatura.
Para uma troca mais precisa e suave, o câmbio de seis marchas da ZX-12R incorpora pequenas folgas entre os dentes das engrenagens, enquanto um amortecedor ajuda a reduzir o jogo da linha de transmissão. A durabilidade da embreagem é auxiliada por furos colocados no tirante e dentro do seu próprio eixo. Os furos ajudam a aumentar o fluxo de óleo e contribuem para que a embreagem responda com facilidade.
O motor de alta compressão da ZX-12R faz com que ocorra a mistura de combustível no sistema de injeção eletrônica da Nippondenso. No interior do corpo da válvula reguladora de pressão de 46 mm, as pontas dos injetores possuem quatro furos para injetar o combustível diretamente nas válvulas de entrada. Os sensores eletrônicos alimentam continuamente o sistema, resultando em uma resposta excepcional da válvula e um alto rendimento em todas as marchas do motor.
As bobinas compactas de ignição do tipo haste geram uma corrente elétrica para inflamar os plugues de platina de longa duração e duplo eletrodo. Os gases de combustão são expelidos através do sistema de exaustão quatro em dois em um que comporta um silencioso leve, totalmente em titânio, e tubos de cabeça em aço inoxidável.
A ZX-12R é alojada em uma armação monocoque de alumínio, com cabeça de direção fundida e soldada em placas prensadas e, em seguida, soldada a uma seção intermediária fundida, que incorpora um alojamento de baterias como um membro tensionado. A leveza da direção e a sensação de estabilidade da ZX-12R são decorrentes do ângulo de grande inclinação da cabeça de direção.
Um garfo tipo cartucho invertido de 43 mm, com pré-carga ajustável, um amortecedor de compressão e de recuo também contribuem para as formidáveis características de viragem da ZX-12R . A capacidade de ajuste do garfo é decorrente do regulador de amortecimento contínuo, que incorpora uma válvula de verificação para melhorar o desempenho do amortecedor.
A suspensão traseira UNI-TRAK® patenteada pela Kawasaki usa um sistema articulado para aumentar progressivamente o amortecimento e a relação da mola à medida que a suspensão é comprimida. O centro rotacional do braço de balanço está posicionado em um ponto baixo, permitindo que a ZX-12R controle as condições adversas da estrada ou da pista. Como o garfo, o choque usa o regulador sem etapas intermediárias, para propiciar um desempenho preciso do amortecedor.
Os dois terminais da ZX-12R utilizam rodas de 17 polegadas com três raios hexagonais. O aro traseiro de 6 polegadas de largura é revestido com um pneu ultra largo de 200 / 50, de excelente tração - uma necessidade para uma moto tão poderosa quanto a ZX-12R. A frenagem é obtida por dois freios a disco dianteiros com diâmetro de 320 mm, fixados por calibradores de seis pistões opostos, enquanto um disco simples, de baixo peso, de 230 mm é fixado por um calibrador de pistão oposto na parte traseira.
A Kawasaki, com certeza, sempre rompe os limites que surgem na categoria das esportivas de classe aberta. Máquinas fabulosas, como a H1, Z1 e NINJA® ZX- 11, são freqüentemente imitadas, mas nunca duplicadas. A motocicleta NINJA® ZX-12R de 2003, uma lenda em vida, é o topo de linha das esportivas de classe aberta da Kawasaki. O potente motor orientado para o desempenho e o chassi de rápida maneabilidade e ultra-responsivo da ZX-12R podem ser amigáveis ao usuário, mas não na competição.
O motor de 1199 cc, 4 tempos, 16 válvulas ligadas em série, DOHC, produz grande potência em cavalo-vapor, em toda a faixa de rotação. Não é surpresa que o mesmo projeto de motor de alto desempenho seja encontrado nos modelos líderes da classe, a NINJA® ZX-9R e ZX-7R . A distribuição gradativa da potência e a rápida aceleração são características que tiram a ZX-12R dos buracos e a colocam na estrada de forma rápida e suave.
O duto de ram air não apenas melhora a aerodinâmica geral da moto, como também proporciona um visual ímpar e a sua moderna frente permite uma grande área de entrada de ar. A nervura interna dos dutos melhora o efeito da pressão do ar nas laterais e separa os ventos cortantes das brisas cruzadas. Entretanto, as silenciosas ventoinhas do duplo radiador mantêm a ZX-12R resfriada em baixa temperatura.
Para uma troca mais precisa e suave, o câmbio de seis marchas da ZX-12R incorpora pequenas folgas entre os dentes das engrenagens, enquanto um amortecedor ajuda a reduzir o jogo da linha de transmissão. A durabilidade da embreagem é auxiliada por furos colocados no tirante e dentro do seu próprio eixo. Os furos ajudam a aumentar o fluxo de óleo e contribuem para que a embreagem responda com facilidade.
O motor de alta compressão da ZX-12R faz com que ocorra a mistura de combustível no sistema de injeção eletrônica da Nippondenso. No interior do corpo da válvula reguladora de pressão de 46 mm, as pontas dos injetores possuem quatro furos para injetar o combustível diretamente nas válvulas de entrada. Os sensores eletrônicos alimentam continuamente o sistema, resultando em uma resposta excepcional da válvula e um alto rendimento em todas as marchas do motor.
As bobinas compactas de ignição do tipo haste geram uma corrente elétrica para inflamar os plugues de platina de longa duração e duplo eletrodo. Os gases de combustão são expelidos através do sistema de exaustão quatro em dois em um que comporta um silencioso leve, totalmente em titânio, e tubos de cabeça em aço inoxidável.
A ZX-12R é alojada em uma armação monocoque de alumínio, com cabeça de direção fundida e soldada em placas prensadas e, em seguida, soldada a uma seção intermediária fundida, que incorpora um alojamento de baterias como um membro tensionado. A leveza da direção e a sensação de estabilidade da ZX-12R são decorrentes do ângulo de grande inclinação da cabeça de direção.
Um garfo tipo cartucho invertido de 43 mm, com pré-carga ajustável, um amortecedor de compressão e de recuo também contribuem para as formidáveis características de viragem da ZX-12R . A capacidade de ajuste do garfo é decorrente do regulador de amortecimento contínuo, que incorpora uma válvula de verificação para melhorar o desempenho do amortecedor.
A suspensão traseira UNI-TRAK® patenteada pela Kawasaki usa um sistema articulado para aumentar progressivamente o amortecimento e a relação da mola à medida que a suspensão é comprimida. O centro rotacional do braço de balanço está posicionado em um ponto baixo, permitindo que a ZX-12R controle as condições adversas da estrada ou da pista. Como o garfo, o choque usa o regulador sem etapas intermediárias, para propiciar um desempenho preciso do amortecedor.
Os dois terminais da ZX-12R utilizam rodas de 17 polegadas com três raios hexagonais. O aro traseiro de 6 polegadas de largura é revestido com um pneu ultra largo de 200 / 50, de excelente tração - uma necessidade para uma moto tão poderosa quanto a ZX-12R. A frenagem é obtida por dois freios a disco dianteiros com diâmetro de 320 mm, fixados por calibradores de seis pistões opostos, enquanto um disco simples, de baixo peso, de 230 mm é fixado por um calibrador de pistão oposto na parte traseira.
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