segunda-feira, 16 de julho de 2007

YAMAHA R 1

Yamaha YZF 1000 R1De tempos em tempos surge algo assim: uma referência de estilo, de comportamento, de tecnologia. A Yamaha YZF 1000 R1 é justamente um marco no segmento das esportivas performáticas: leve, estável, veloz e legitima herdeira do
cetro de rainha da esportividade. O motor de quatro cilindros em linha desenvolve 150 cavalos para uma moto que pesa a merreca de 177Kg. Além disso, tem a maior potência especifica do mercado, com 150cv por litro
(a segunda colocada é a CBR 1100 XX, com 149cv/litro).Ela é a mais leve, curta e compacta esportiva da atualidade, provando que as fábricas não desistiram de continuar investindo nas suas esportivas "apimentadas". Para mantê-la magérrima, o qradro é integralmente de alumínio, dentro do conceito Delta-box criado pela própria Yamaha.

HONDA CBR

REFINADAS
Não é só ao nível da mecânica que as 600 têm apresentado uma evolução meteórica, pois também no que à qualidade construtiva e ao equipamento diz respeito, estas autênticas pesos–pluma têm evidenciado melhorias dignas de assinalar.A Honda CBR600F é um claro exemplo disso e especialmente nesta versão Sport que utilizamos no comparativo, onde o contraste entre o preto fosco do quadro braço–oscilante e o castanho mate das jarras da forquilha e tampas de alternador e embreagem nos faz transportar para um ambiente de corridas.Mas este é apenas um exemplo do refinamento a que chegaram as 600, motos que deixaram de ser simples e singelas, para se transformarem em adultas de reconhecidas capacidades, providas de tudo o que uma 'grande' pode oferecer.A instrumentação é um dos pontos de referência e neste campo a ZX-6R é a única que não possui um mostrador digital, recorrendo ainda aos dois clássicos instrumentos analógicos de formato circular, ainda funcionais, mas totalmente desatualizadas face à concorrência, ainda por cima no modelo que é de longe o mais caro...As outras possuem toda a informação fundamental concentrada nesse mostrador, mas aqui a CBR leva uma pequena vantagem ao mostrar um 'display' mais completo e funcional do que as minimalistas GSX-R e R6, para além de que a Honda está claramente acima ao propor de origem o sistema de ignição codificada através da respectiva chave, algo de grande utilidade num dos modelos que mais atrai os amigos do alheio.A GSX-R também está à parte em dois aspectos, já que é a única a propor de série um amortecedor de direção, enquanto atrás sempre se pode optar por uma imagem mais racing com a utilização da cobertura do assento do passageiro, algo que também está incluído no 'pacote' original.De resto, todas estão bem construídas e o cuidado posto na sua produção revela–se em pormenores tão banais como as porcas da coluna de direção - fabulosas no caso da GSX-R e da R6 -, ou na tal pintura dos elementos ciclísticos da CBR, sem esquecer que qualquer das quatro possui suspensões totalmente ajustáveis em ambos os eixos, algo fundamental para a competição e que no fundo todos agradecem.



domingo, 15 de julho de 2007

ÁLBUM DE MÁQUINAS

Este será o meu grande blogue!
Sobre motos.